NOTÍCIAS

Fique por dentro de tudo que ocorre na Pratigi.

Publicado em: 10 de julho de 2017

Pratigi Alimentos participa do I Workshop de Boas Práticas de Produção de Tilápias em Tanques-Rede

Workshop Tilápias Evento orientará sobre o combate dos surtos de mortes na região

O I Workshop de Boas Práticas de Produção de Tilápias em Tanques-Rede acontecerá no Hotel San Marino, em Paulo Afonso – Bahia, no dia 13 de julho, na partir das 13h15. O evento é idealizado e realizado pela AMMCO PHARMA e a MSD Saúde Animal, empresas parceiras da Pratigi Alimentos, uma das apoiadoras da iniciativa.

 

O workshop é direcionado a produtores e técnicos em Tilapicultura do estado. Blas Martinez, gerente comercial da Linha AQUA Pratigi Alimentos e Helton Melo, engenheiro de pesca e representante de vendas da linha ACQUA na Região Norte da Bahia e em Pernambuco, estarão presentes no evento.

 

A Pratigi foi convidada a participar do evento em função de possuir uma linha de produtos desenvolvida especificamente para essa espécie de peixe, com grande atuação no mercado baiano. A linha Tilápia é completa e contempla alimentos fabricados sob os mais rígidos controles de qualidade, cobrindo desde a análise de toda a matéria-prima utilizada até o rastreamento de todo o lote do produto, contendo rações com os mais rebuscados conceitos na área de nutrição e saúde animal.

 

No mês de abril, produtores de tilápias sofreram uma grande baixa na região de Paulo Afonso. Toneladas do peixe, cultivadas em tanques-rede por diversas associações de produtores do município baiano, que fica a cerca de 450km de Salvador, morreram, representando, para cada produtor, cerca de 15% de sua produção. Agora, o Rio São Francisco está com níveis baixos de água e há uma grande possibilidade da Barragem de Sobradinho chegar a seu volume morto. E com essa redução da vazão, circulação de água, é muito provável que ocorram novos surtos de mortalidade de peixes, especialmente das tilápias.

 

O objetivo do workshop é procurar evitar outras ocorrências graves como essa. Por isso, durante o evento, através de palestras, serão discutidas e alinhadas estratégias de vacinação e medicação das tilápias, manejo e alimentação dos peixes, além dos cuidados corretos na higienização, temperatura e acondicionamento dos tanques-rede. “Diante desse cenário que vem se desenhando, se os produtores se adequarem a essas boas práticas abordadas no workshop, as perdas com a incidência da bactéria “Streptococcus”, principal causadora das mortes das tilápias, serão bastante minimizadas, pois os produtores saberão lidar com a situação”, esclarece Helton Melo.“Caso as tilápias sejam acometidas por essa bactéria novamente ou pela seca, todos são influenciados, desde os produtores até as fábricas de ração animal. Daí a importância desse evento”, conclui.

MAIS NOTÍCIAS

© 2015 - PRATIGI ALIMENTOS - Todos os direitos reservados