NOTÍCIAS

Fique por dentro de tudo que ocorre na Pratigi.

Publicado em: 06 de janeiro de 2016

Equipamento moderno garante avaliação da matéria-prima em 20 segundos

EspectrofotometroPratigi é uma das poucas empresas de nutrição animal que contam com o NIR em seu laboratório

O uso de um equipamento diferencial e que garante maior confiabilidade à matéria-prima utilizada na fabricação dos alimentos vem auxiliando na melhoria contínua da eficiência de produção na Pratigi Alimentos. Com o Espectrofotômetro de Infravermelho Próximo, conhecido como NIR (Near Infrared Reflectance), é possível saber – em apenas vinte segundos – o nível de proteína, fibra, gordura, matéria seca e matéria mineral, elementos que conferem qualidade aos grãos e, consequentemente, aos produtos finais da fábrica.

 

De acordo com a zootecnista Lisandra Coutinho, responsável pela área de Qualidade da Pratigi e responsável pelo laboratório, o espectrofotômetro NIR é um equipamento de alta precisão que efetua análises de alimentos por meio do princípio de emissão de radiação eletromagnética. “A energia radiante do infravermelho é empregada para caracterizar substâncias orgânicas e nos dá um relatório acerca da composição de cada ingrediente utilizado na produção”.

 

Saiba mais sobre a tecnologia

O NIR se baseia na aplicação da matemática à química analítica, ou seja, a quimiometria. A técnica é uma integração da espectroscopia, estatística e computação de dados, feita com base em uma análise prévia da composição de cada matéria-prima que define as curvas. Estes dados são armazenados no equipamento e, sempre que necessária, a análise é feita por comparação com as curvas definidas em cada produto.

MAIS NOTÍCIAS

© 2015 - PRATIGI ALIMENTOS - Todos os direitos reservados